Prefeitura estuda formas de apoiar os catadores de materiais recicláveis de Itabira

A proposta do Governo Municipal é apoiar e reconhecer os catadores de papel como agentes no gerenciamento dos resíduos de Itabira

Publicado em 14/08/2021

 

Nesta sexta-feira (13), o assessor de Gestão, Programas e Metas, Gabriel Quintão; a superintendente de Serviços Urbanos, Elaine Mendes, acompanhados do vereador Carlos Henrique (PDT), estiveram na sede da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Itabira (Ascarmarita), no bairro Pedreira, para acompanhar o processo de separação e reciclagem de papéis e papelão.

A proposta do Governo Municipal é apoiar e reconhecer os catadores de papel como agentes no gerenciamento dos resíduos de Itabira. “Queremos dar suporte e orientação para empoderar e fortalecer os catadores de materiais recicláveis da nossa cidade, reconhecendo, de fato, esse importante papel que têm tanto para o meio ambiente, como para a limpeza urbana. Além disso, é uma atividade que gera emprego e renda”, explicou Gabriel Quintão.

Para isso, segundo o assessor, é necessário que esses profissionais recebam orientações jurídica, contábil e treinamento em segurança do trabalho. “Enquanto poder público temos que oferecer boas condições para os catadores: de segurança para exercer a atividade e de educação ambiental. Assim como já estamos amparando as associações comunitárias e outras entidades, também queremos que os catadores de materiais recicláveis se organizem como terceiro setor ou cooperativa para que a Prefeitura possa celebrar um convênio ou uma parceria envolvendo a Itaurb [Empresa de Desenvolvimento de Itabira], a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e o governo como um todo”, ressaltou Gabriel Quintão.

Em seguida, a equipe foi ao bairro Madre Maria de Jesus conhecer o local de trabalho do catador Geraldo Cristóvão Lopes, que, além de recolher materiais recicláveis em diversos bairros da cidade, conta com o apoio de mais dois profissionais. “Neste primeiro momento, o objetivo é catalogar os profissionais desse ramo para tirá-los do anonimato”, finalizou o assessor.

por Coordenadoria de Comunicação