A Defesa Civil, em parceria com a Vale, realizará mais um simulado de barragens em Itabira. O objetivo é treinar a população para agir com segurança em situações de emergência.
📅 Quer saber datas, locais e como participar? Acompanhe as informações e proteja-se!

Defesa Civil de Itabira fará simulado de emergência em barragens na quarta-feira (23)
Na próxima quarta-feira (23/04), às 15h, a Defesa Civil Municipal, em parceria com a Vale, realizará um simulado prático de emergência nas barragens do eixo Sul do sistema operacional de Itabira. A ação tem como objetivo testar os protocolos de segurança e preparação para possíveis situações críticas.
A atividade reforça a importância da prevenção e da resposta eficiente em casos de desastres. A população deve ficar atenta às orientações das autoridades durante o exercício.
Vale realizará simulado de emergência em áreas próximas a barragens em Itabira
A ação será voltada para moradores, trabalhadores e pessoas que circulam na Zona de Autossalvamento (ZAS) das estruturas Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal. Para garantir a segurança, o trânsito de veículos será interditado em alguns pontos da cidade, que serão divulgados pela Vale.
Segundo a empresa, não houve mudanças nos níveis de emergência das barragens, e a atividade é preventiva, seguindo as exigências do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é orientar a população, visitantes, órgãos públicos e funcionários sobre como agir em uma possível situação real de emergência.
A participação no simulado é opcional, mas a Vale destaca que é uma oportunidade para que as pessoas conheçam as medidas de segurança e autossalvamento. Além disso, a ação permite que autoridades verifiquem se a sinalização e o sistema de alerta estão funcionando corretamente.
Durante o exercício, as sirenes serão acionadas, mas uma mensagem prévia informará que se trata de um simulado. Ao ouvirem o alerta, as pessoas na região devem seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro mais próximos, que são locais seguros.
O que é a Zona de Autossalvamento (ZAS)?
É a área onde, em caso de emergência, não haveria tempo suficiente para a intervenção das autoridades. Ela abrange até 10 km da barragem ou a distância que a onda de inundação percorreria em 30 minutos em um eventual rompimento.