
Após Belo Horizonte passar por uma onda de calor e registrar vários dias de altas temperaturas, enfim choveu na capital a partir da tarde de domingo (19). De acordo com a Defesa Civil, em 24 horas choveu 27% do esperado para o mês em BH.
Acompanhado da mudança no clima, o órgão municipal emitiu um alerta para risco de deslizamentos na manhã desta segunda-feira (20). “Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas, existe risco geológico moderado nas regionais Venda Nova, Pampulha, Noroeste e Barreiro, até quinta-feira (23)”, detalhava o comunicado.
Para hoje, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), a capital mineira terá mínima de 21ºC e máxima de 28ºC. Há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo de todo o dia.
Para o período, a Defesa Civil recomenda:
Atenção no grau de saturação do solo;
Sinais construtivos;
Cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Risco geológico
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Deslizamentos:
Trinca nas paredes.
Água empoçando no quintal.
Portas e janelas emperrando.
Rachaduras no solo.
Água minando da base do barranco.
Inclinação de poste ou árvores.
Muros e paredes estufados.
Estalos.
Recomendações
Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
Coloque calha no telhado da sua casa.
Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
Não jogue lixo ou entulho na encosta.
Não despeje esgoto nos barrancos.
Não faça queimadas.
Alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.