Durante a finalização dos pagamentos da primeira parcela do auxílio emergencial 2021, a Caixa Econômica Federal responsável pelo repasse financeiro do programa emergencial do governo divulgou o calendário de antecipação do saque em dinheiro e transferência bancária do primeiro ciclo de pagamentos desse ano.
Após essa antecipação a Caixa evidenciou que poderia vir a antecipar as próximas parcelas do benefício, como de fato veio a antecipar o atual segundo calendário de pagamentos. Logo, será que a terceira e quarta parcela podem vir a ser antecipadas? É isso que vamos ver agora!
Antecipação das próximas parcelas
Conforme declaração do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o ciclo 2, 3 e 4 podem vir a ser antecipados dependendo da análise do banco quanto ao comportamento de uso dos beneficiários com o dinheiro do auxílio emergencial.
Para Guimarães a segunda parcela acabou sendo possível de ser antecipada devido a condição dos beneficiários este ano de estarem optando por movimentar cada vez mais o auxílio emergencial digitalmente, reduzindo assim as filas do calendário de saque e transferência, facilitando o processo para que o banco possa antecipar os próximos calendário.
Logo, existe sim a possibilidade da Caixa antecipar a terceira e quarta parcela, no entanto, será necessário a conclusão dos repasses em conta poupança digital para viabilizar uma possível antecipação para o calendário da terceira parcela.
Vale lembrar que assim como ocorreu na segunda parcela, os pagamentos da terceira parcela devem se iniciar no calendário atual para que então os próximos pagamentos possam vir a ser antecipádos.
Além disso, os beneficiários inscritos do Bolsa Família não devem ter o calendário antecipado, isso porque eles já recebem no mesmo calendário do programa social, logo, não sendo possível alterar as datas previstas.
Calendário atual da 3ª e 4ª parcela
Por enquanto, o calendário de pagamentos para a terceira e quarta parcela se mantém o mesmo, sendo disponibilizados nas seguintes datas: