Fechar

Cantor Marrone, dupla de Bruno, perdeu parte da visão devido ao glaucoma, diz médico

O artista se recupera em casa e nenhum show foi cancelado; de acordo com os oftalmologista, a condição não vai impedir que o artista tenha uma vida normal e siga fazendo shows

Marrone, dupla de Bruno, foi internado nesta segunda-feira (17)

O cantor Marrone, dupla de Bruno, precisou passar por uma cirurgia de emergência nos últimos dias e perdeu parte da visão periférica por conta da doença nos olhos. Marrone foi diagnosticado com glaucoma. Em entrevista coletiva, em Goiânia, os oftalmologistas Francisco Eduardo Lima e José Beniz Neto, que cuidam do caso, disse que isso não irá impedir o artista de ter uma vida normal.

Participe dos nossos grupos do WhatsApp e concorram a prêmios diários clique aqui para participar

“Felizmente, ele ainda nos procurou numa hora adequada, porque a visão central não foi perdida. Houve uma certa perda de campo visual, mas que é compatível com ele levar uma vida normal, fazendo sua profissão, seus shows, sem problema, desde que não haja progressão desta doença”, explicou Francisco Eduardo, ao G1.

O médico reforçou, ainda, que o glaucoma é uma doença silenciosa que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas alarmantes. No caso de Marrone, o cantor setiu dor de cabeça, que segundos os oftalmos não tem relação com a doença, mas foi o que o levou ao médico.

“O pessoal vai perdendo a visão periférica, aquela visão dos lados, não é a visão central que você está vendo as letras na televisão. A visão periférica aos poucos vai se perdendo, geralmente durante anos e de maneira sorrateira, assintomática, a pessoa não sente nada, não tem coceira no olho, não tem olho vermelho, não tem nada. Esse é o glaucoma mais perigoso, que ele durante anos vai roubando a sua visão e depois não devolve”, explicou Beniz.

Cirurgia de emergência
O cantor Marrone, dupla de Bruno, foi internado nessa segunda-feira (17) para fazer uma cirurgia de emergência nos olhos, em Goiânia. Diagnosticado com glaucoma em estágio avançado, a assessoria do sertanejo informou à Itatiaia que ele recebeu alta do hospital.

No último boletim, a equipe médica informou sobre o diagnóstico. “Nesta segunda-feira, 17/06/2024, Marrone, dupla com Bruno, passou por um procedimento cirúrgico de urgência. O cantor foi diagnosticado com estágio avançado de glaucoma em ambos os olhos”, diz o comunicado.

Nesta terça-feira (18), a assessoria de imprensa do cantor informou à Itatiaia que ele recebeu alta na noite dessa segunda (17). “Está em casa, correu tudo certo na cirurgia e ele passa bem”, aponta.

Por isso, o cantor vai ser afastado pelos próximos 15 dias dos palcos e Bruno vai assumir a agenda sozinho. “O médico responsável pelo procedimento é o cirurgião Dr. Francisco E. Lima, que pediu afastamento do cantor nos próximos 15 dias, quando passará por uma nova avaliação. Nenhum show será cancelado, Bruno seguirá cumprindo a agenda da dupla”, conclui.

O que é glaucoma?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), muitas vezes chamada de “ladrão silencioso da visão”, o glaucoma é uma condição ocular progressiva que pode resultar em danos permanentes ao nervo óptico e, eventualmente, levar à cegueira. “O glaucoma particularmente perigoso é sua natureza assintomática nas fases iniciais, o que significa que muitas pessoas podem estar sofrendo com a doença sem sequer perceber. A pressão intraocular elevada é um fator de risco comum para o desenvolvimento do glaucoma”, explica o médico Emílio Suzuki, presidente da entidade.

Outros fatores, como possuir histórico familiar da doença, ser negro ou asiático, apresentar pressão intraocular elevada ou possuir outras doenças oculares aumentam as chances de a pessoa desenvolver glaucoma em algum momento da vida.

Prevenção
“A informação é a principal arma contra a doença, uma vez que geralmente é assintomática nos estágios iniciais. Muitas pessoas não percebem que têm glaucoma até que o dano seja significativo, resultando em lesões irreversíveis no nervo óptico e levando à perda permanente da visão”, ressaltou a presidente do CBO, Wilma Lelis.

Segundo ela, a detecção precoce, por meio de exames oftalmológicos regulares, é essencial para identificar e tratar o glaucoma antes que ocorra perda visual. Medidas preventivas, como monitoramento da pressão intraocular, uso de medicamentos adequados e tratamentos a laser ou cirúrgicos, podem ajudar a controlar a progressão da doença e proteger a visão a longo prazo.

Tratamento
Como política de combate à cegueira causada pelo glaucoma, o Brasil possui o Programa de Atenção ao Paciente Portador de Glaucoma que fornece gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) colírios para o tratamento do glaucoma. Essa iniciativa tem sido decisiva para afastar milhões de pessoas da cegueira.

*Com informações de Jacqueline Moura

error: Content is protected !!
Rolar para cima