Por: walisson silva
Quando você acha aquela vaga de emprego e precisa saber mais um pouco de informação sobre ela e não consegui, pois é, em Itabira MG, cidadãos itabiranos tem enfrentado dificuldades em obter informações sobre vagas de emprego, o Sine Itabira tem um telefone disponível para informação sobre vagas de emprego e carteira de trabalho, mais infelizmente esse telefone não funciona, a nossa reportagem recebeu diversas reclamações em relação ao telefone do Sine Itabira, uma moradora da zona rural fez contato com a nossa reportagem pedindo informações sobre uma vaga de emprego que estava disponível para área da mineradora Vale, só que a vaga não trazia especificação da vaga, se era para o sexo masculino ou feminino, então nossa reportagem passou o telefone do Sine Itabira para a mesma obter mais informações sobre a vaga, pois a mesma não poderia se deslocar da zona rural se a vaga fosse do sexo masculino, a moradora nos relatou que estava tentando ligar desde 8 horas da manhã e que ninguém atendia o telefone, depois de muita insistência foi atendida as 13 hrs por uma funcionária de nome Ana Paula e que mesma disse pra ela que a vaga já tinha sido encerrada, a moradora falou com ela que estava ligando desde 8 horas da manhã e que ninguém atendia, então obteve a resposta da funcionária que tinha ônibus para ela ir até o Sine.
Nossa reportagem recebeu diversas reclamações ao longo da semana e também tentou contato no telefone 3839-2140 por mais de 4 horas e não obteve sucesso, também fizemos contato com a ouvidoria do município que nos envio uma nota.
Confira na íntegra a nota enviada pela ouvidoria do Município ao repórter Walisson Silva:
Prezados, boa tarde.
Chegou ao conhecimento da SMDECTIT algumas reclamações quanto a falha no atendimento ao público
fornecido pelo SINE. Dessa forma, visando identificar os motivos que originaram tais reclamações e mapear
possíveis soluções, a presente secretaria realizou reunião presencial com os funcionários do SINE no dia
01/08/2022.Como resultado da referida reunião, foi possível identificar as duas principais situações geradoras
das reclamações: a) desfalque do corpo de funcionários do SINE, visto que a recepcionista se encontra de
licença médica há mais de 30 dias, bem como, existência de servidora em gozo do período de férias; b)
falhas no sistema URA, que atualmente tem causado o desligamento automático de ligações.
Dessa forma, observamos que os problemas enfrentados pelo SINE possuem caráter temporário, além de
visualizar a existência de um caminho viável para efetiva resolução. Consequentemente, visando a melhoria
do cenário atual, foi realizada contratação de um assistente técnico, mapeamento dos erros do sistema URA,
além de solicitação de treinamento para capacitação dos servidores atuantes no SINE.
A SMDECTIT acredita que o caminho descrito é o formato adequado para sanar os problemas enfrentados
pelo SINE e a consequente melhora na prestação dos serviços oferecidos à população de Itabira.