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Estruturas como pontes, viadutos e passarelas na BR-040 iniciam processo de reforma em Minas Gerais; confira os locais

As intervenções estão sendo realizadas em 68 estruturas localizadas entre Belo Horizonte e Juiz de Fora; merece destaque os viadutos Vila Rica, na cidade de Ouro Preto, e do Mutuca, em Nova Lima.

Os trabalhos já começaram no viaduto Vila Rica, localizado no km 592, em Ouro Preto (Divulgação / EPR Via Mineira)

As pontes, viadutos e passarelas localizadas na BR-040 começaram a ser submetidos a reformas nesta semana. As obras, que se estenderão até o mês de junho, envolvem 68 estruturas situadas entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com ênfase no viaduto Vila Rica, em Ouro Preto, e no viaduto do Mutuca, em Nova Lima.

A EPR Via Mineira, concessionária que tomou posse do trecho da rodovia em agosto do ano pretérito, anunciou nesta quarta-feira (26) o início de um abrangente programa de manutenção e conservação das estruturas, visando aprimorar a segurança viária e assegurar a preservação dessas construções essenciais para a mobilidade em Minas Gerais.

Os serviços serão voltados para a recuperação e reforço dos componentes de segurança, como guarda-corpos, barreiras de proteção e buzinotes – dispositivos destinados à drenagem responsável pelo escoamento da água na laje das estruturas. Adicionalmente, estarão previstos reparos nas juntas de dilatação, manutenção dos aparelhos de apoio e revitalização da pintura.

As obras já se iniciaram no viaduto Vila Rica, situado no km 592, em Ouro Preto. Com 400 metros de extensão, apresentando um viaduto em cada sentido, essas consideráveis estruturas figuram entre as maiores da rodovia e exercem um papel fundamental na conectividade da região, assegurando a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários.

Em seguida, as equipes iniciarão a manutenção da passarela situada no distrito de Correia de Almeida, no km 720, em Barbacena, assim como em outros dispositivos, com grupos mobilizados para atuar de maneira coordenada e simultânea.

Para a continuidade das atividades, também se destacam os viadutos do Mutuca, localizados no km 545, em Nova Lima, que são os mais extensos do trecho concedido, possuindo uma extensão de 496 metros, sendo um viaduto para cada sentido da via. Com um elevado fluxo diário de veículos, esses viadutos desempenham uma função crucial na fluidez do tráfego e foram projetados para enfrentar as elevações e depressões do Vale do Mutuca, que alcançam até 70 metros de altura, além de atravessar o acesso a uma mina que transita sob essas estruturas.

Manutenção preventiva
Conforme o gerente de Engenharia da EPR Via Mineira, Mauricio Cavalli, a realização de manutenções preventivas nas referidas estruturas é fundamental para garantir a durabilidade da rodovia e a segurança dos usuários.

“As pontes, viadutos e passarelas são categorizadas no âmbito da engenharia como obras-de-arte especiais, projetadas para transpor obstáculos como avenidas, vales e rios, com a finalidade de conectar dois ou mais locais. Assim, estas obras desempenham um papel crucial na malha viária. Organizamos esses serviços visando à manutenção da funcionalidade, vida útil e resistência das estruturas, prevenindo desgastes que possam afetar o desempenho dessas obras ao longo do tempo”, esclarece.

“Operação ‘pare e siga’ nos trechos
Visando assegurar a segurança durante as intervenções, as frentes de trabalho disporão de sinalização de obras aprimorada, que incluirá placas refletivas, cones, balizadores e equipes de sinalização móvel. Em trechos com pista simples, poderá ser implementada a operação “pare e siga”, enquanto em segmentos com duas faixas em cada sentido, o tráfego será redirecionado para uma das faixas, sempre informando previamente os motoristas.”

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