Fechar

EUA usam avião militar para deportar 46 brasileiros; pouso ocorre em Confins (MG)

EUA usam avião militar para deportar 46 brasileiros; aeronave pousa em Confins (MG)

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de BH — Foto: Júlio César Santos/TV Globo

Pela primeira vez, um voo da Força Aérea dos Estados Unidos transportou brasileiros deportados de volta ao Brasil. A aeronave militar pousou nesta terça-feira (1º) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), com 46 passageiros que viviam irregularmente nos EUA.

Esta foi a 12ª operação de deportação em 2025, segundo dados do governo federal, que já repatriou mais de 1.200 brasileiros desde janeiro. Diferentemente das viagens anteriores, realizadas em aviões comerciais fretados, os EUA optaram por um voo militar para agilizar o processo e reduzir o tempo de detenção em centros de imigração.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) confirmou a mudança na logística. Em Confins, uma estrutura foi montada para receber os deportados, incluindo triagem da Polícia Federal, atendimento médico e orientações para retorno às cidades de origem.

Recentemente, o governo brasileiro anunciou que aviões da FAB não serão mais usados para transportar deportados de Fortaleza (CE) para Confins, como ocorria antes. A medida reflete mudanças nas estratégias de repatriação entre Brasil e EUA.

error: Content is protected !!
Rolar para cima