A ação teve início a partir de uma denúncia de extorsão após a troca de imagens pessoais na internet

A vítima relatou ter sido ameaçado e extorquido após trocar imagens íntimas online
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em conjunto com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), finalizou a operação “Aphrodite”, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de abril, resultando na captura de oito homens e uma mulher, cujas idades variam entre 23 e 42 anos, em cidades do Rio Grande do Sul. Essa operação investigava crimes de extorsão, popularmente conhecidos como “golpe dos nudes”, além de lavagem de dinheiro, após uma denúncia realizada por uma vítima da cidade de Capelinha, em Minas Gerais.
Em fevereiro de 2023, a vítima, um homem de 34 anos, informou ter sido ameaçado e extorquido depois de compartilhar imagens íntimas pela internet. Os criminosos fingiram ser o pai de uma suposta menor com quem o homem teria se relacionado e também um delegado da polícia, solicitando pagamentos para cobrir despesas médicas e evitar complicações legais.
A PCMG descobriu que três homens, que estavam detidos no sistema prisional do Rio Grande do Sul, eram os responsáveis pelo golpe, contando com a ajuda de uma mulher que fornecia linhas telefônicas para realizar a extorsão. Além da primeira vítima, foram encontradas mais sete vítimas em Minas Gerais.
Os valores obtidos eram direcionados para contas de outros detentos, sugerindo uma operação de lavagem de dinheiro. Há indícios de que indivíduos de outros estados também possam ter sido alvos do grupo. A operação resultou no bloqueio de R$ 85 mil nas contas dos suspeitos e na recomendação para a transferência dos presos para unidades com segurança máxima.