Fechar

Lua de Sangue: eclipse total visível a olho nu poderá ser visto do Brasil

Eclipse total da Lua poderá ser visto em todas as Américas, em qualquer lugar em que o astro esteja acima do horizonte

Lua Sangrenta acontece quando a luz do Sol é filtrada pela atmosfera terrestre e reflete de forma avermelhada no astro

Segundo a NASA, um eclipse lunar total visível em todas as Américas está previsto para acontecer neste mês. O espetáculo acontece na noite da próxima quinta-feira (13) e dura até a manhã da sexta-feira (14). O fenômeno é visível a olho nu e pode ser observado de qualquer lugar onde a Lua esteja acima do horizonte no momento.

O fenômeno que também é conhecido como Lua de Sangue é dividido em fases. Confira o horário de cada etapa para se programar:

00h57: início da fase penumbral
02h09: início da fase parcial
03h26: início do eclipse total
03h58: máximo do eclipse
04h31: fim do eclipse total
05h47: fim da fase parcial
07h: fim da fase penumbral (Lua se põe às 06h05)
Durante um eclipse lunar total, é possível ver a Lua passando pela sombra da Terra. No início do processo, parece ter uma “mordida” em um lado do astro. Depois, à medida que o eclipse máximo se aproxima, a Lua começa a assumir coloração avermelhada. Daí vem o nome Lua de Sangue, atribuído ao fenômeno. O processo termina com o eclipse se desenrolando ao contrário, com a cor vermelha desaparecendo e a “mordida” escura diminuindo.

A coloração avermelhada é atribuída à dispersão da luz solar na atmosfera da Terra. Esse fenômeno é conhecido como efeito da dispersão de Rayleigh, que acontece quando as ondas de luz azul mais curtas são espalhadas pela atmosfera terrestre, enquanto as ondas mais longas, como as vermelhas e alaranjadas, continuam seu trajeto e iluminam a superfície da Lua.

A NASA destaca que os eclipses sempre vêm em pares – algumas semanas antes ou depois de um eclipse lunar total, sempre há um eclipse solar. Quando for a vez do Sol de passar por um eclipse, o fenômeno só poderá ser visto no leste do Canadá, Groenlândia e norte da Europa.

UFMG promove observação da Lua de Sangue na esplanada do Mineirão

No dia em que acontece o fenômeno, na quinta-feira (13), professores e pesquisadores da Universidade Federal de Minas Geras promovem uma noite voltada para a observação do eclipse. O evento dura das 23h até as 6h do dia seguinte, sexta-feira (14).

Os ingressos já estão esgotados, mas a UFMG já garantiu a abertura de novos lotes. Os ingressos estarão neste link, de forma gratuita.

Quem for ao evento poderá contemplar a Lua de Sangue com telescópios e explorar o espaço dentro de um planetário inflável. Confira as atividades previstas:

Observação astronômica;
Roda de conversa sobre astronomia;
Planetário inflável;
Contação de histórias;
Experimentos de física.
O evento está sujeito às condições climáticas e poderá ser cancelado em caso de chuva.

error: Content is protected !!
Rolar para cima