Caso de tentativa de suborno ocorreu neste sábado, em Pompéu (MG). Homem foi preso e conduzido à delegacia por corrupção ativa
Um homem foi preso neste sábado (5/11), na via MG-164 depois de tentar subornar policiais para que eles não o autuassem por dirigir sem habilitação.
De acordo com o cabo Bastos, da PMRv (Polícia Militar Rodoviária), os agentes abordaram o motorista, que dirigia um Fiat Uno cinza, durante operação em Pompéu, na região Central de Minas Gerais. Eles solicitaram a habilitação do condutor e os documentos do carro.
“Ele afirmou não possuir habilitação, entregando de imediato uma cédula de R$ 50 à equipe policial, afirmando ser para o ‘cafezinho’ da equipe, em troca da não autuação do veículo”, relata o cabo Bastos.
A tentativa de suborno também foi presenciada por testemunhas. O homem foi preso e conduzido à delegacia por corrupção ativa.
O artigo 333 do Código Penal define como crime de corrupção ativa “oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício”.
A pena é de dois a 12 anos de reclusão e multa. “A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional”, diz a legislação.
Fonte: BHAZ