Os telefones disponibilizados pela Defesa Civil para o acolhimento às pessoas em situação de rua são: (31) 3839-2147, (31) 98294-6273 (plantão/ WhatsApp) e199 (plantão).
Por Redação só notícias online
Por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a Prefeitura de Itabira esclarece que a abordagem especializada às pessoas em situação de rua no município não está sendo realizada através do atendimento pelo número “153”, como aponta uma mensagem que se espalhou pelas redes sociais. A informação não se refere à Itabira.
Os telefones disponibilizados pela Defesa Civil para o acolhimento às pessoas em situação de rua são: (31) 3839-2147, (31) 98294-6273 (plantão/ WhatsApp) e199 (plantão).
Nos últimos dias, a SMAS ampliou o serviço de acolhimento às pessoas em situação de rua, que oferece pernoite, banho e três refeições diárias em um abrigo. O atendimento aumentou em 25%, ampliando as vagas de 20 para 25 devido ao alerta de frio intenso que termina amanhã (2). Estas vagas, segundo a secretaria, normalmente são preenchidas quase todas as noites com lotação máxima. Quando a lotação máxima é atingida, a Prefeitura disponibiliza acolhimento em hospedaria popular.
Na hipótese de a pessoa não aderir à oferta do acolhimento, são doados agasalhos e cobertores. “ A abordagem é feita pela Assistência Social e Defesa Civil e conta com uma equipe multidisciplinar, sobretudo com a presença de assistente social, para o trabalho de oferta do serviço de abrigamento. Este é um processo de diálogo e construção de rotas de superação da situação de risco social e pessoal, mas acima de tudo, de respeito as pessoas em situação de rua, sendo necessário o convencimento da pessoa que está em situação de risco devido ao frio extremo”, afirma o secretário de Assistência Social, Elson Junior.
Entre quarta-feira (28) e sábado (31), além da lotação máxima do abrigo, ou seja, 25 pessoas, foram realizadas cerca de 30 abordagens, seis pessoas em situação de rua foram acolhidas e onze receberam agasalhos cobertores até o momento.
As pessoas em situação de rua podem procurar o serviço de acolhimento oferecido pela Prefeitura na rua A, nº 30, Vila Salica.