Houve acordos em 60% dos atendimentos registrados no órgão de defesa do consumidor
Orientar e defender os consumidores contra práticas abusivas dos fornecedores de bens e serviços são algumas das atribuições do Procon. Entre janeiro e a primeira quinzena de junho, 1.286 reclamações foram recebidas no órgão em Itabira. Grande parte foi solucionada: houve acordos em 60% dos atendimentos registrados.
“A maioria das reclamações está relacionada às instituições financeiras, principalmente casos de empréstimos consignados sem autorização do consumidor. Há também grande número de reclamações quanto aos serviços de telefonia e internet”, enumerou a secretária-executiva do Procon Itabira, Virgínia Cleiston Magalhães Menezes Cruz.
Ela acrescentou que, neste período, 772 acordos foram realizados, 432 processos aguardam retorno do fornecedor e 82 foram cancelados, pois as empresas entraram em contato diretamente com os consumidores. “O Procon comunica-se com as empresas por e-mail: quem não responde as mensagens eletrônicas, recebe carta pelos Correios com prazo estipulado para resposta”, explicou.
O Procon Itabira funciona na avenida Mauro Ribeiro Lage, 586, loja 2, bairro Esplanada da Estação. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, com horário agendado. Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato pelo e-mail proconitabiramg@gmail.com ou pelo telefone 3839-2220 (que também é WhatsApp).