Procon Itabira registra mais de 1.200 reclamações; 60% são solucionadas

Houve acordos em 60% dos atendimentos registrados no órgão de defesa do consumidor

Orientar e defender os consumidores contra práticas abusivas dos fornecedores de bens e serviços são algumas das atribuições do Procon. Entre janeiro e a primeira quinzena de junho, 1.286 reclamações foram recebidas no órgão em Itabira. Grande parte foi solucionada: houve acordos em 60% dos atendimentos registrados.

A maioria das reclamações está relacionada às instituições financeiras, principalmente casos de empréstimos consignados sem autorização do consumidor. Há também grande número de reclamações quanto aos serviços de telefonia e internet”, enumerou a secretária-executiva do Procon Itabira, Virgínia Cleiston Magalhães Menezes Cruz.

Ela acrescentou que, neste período, 772 acordos foram realizados, 432 processos aguardam retorno do fornecedor e 82 foram cancelados, pois as empresas entraram em contato diretamente com os consumidores. “O Procon comunica-se com as empresas por e-mail: quem não responde as mensagens eletrônicas, recebe carta pelos Correios com prazo estipulado para resposta”, explicou.

O Procon Itabira funciona na avenida Mauro Ribeiro Lage, 586, loja 2, bairro Esplanada da Estação. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, com horário agendado. Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato pelo e-mail proconitabiramg@gmail.com ou pelo telefone 3839-2220 (que também é WhatsApp).

Por Só notícias online