Fechar

Quase mil itabiranos vão ganhar Carteira de Identidade em mutirão! Veja como participar

Mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional ocorre em Itabira

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 82

Nesta sexta-feira (25) e sábado (26), Itabira receberá um mutirão para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento será das 7h às 17h, no prédio da Câmara Municipal, em uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Polícia Civil de Minas Gerais.

Compareça com os documentos necessários para garantir seu novo documento!

Senhas serão distribuídas por ordem de chegada em mutirão que pretende atender até 500 pessoas por dia

Cerca de 20 funcionários estarão envolvidos no atendimento durante o mutirão, que visa reduzir a fila por documentos em Itabira. Segundo o presidente da Câmara, Carlos Henrique Silva Filho, conhecido como Carlin Sacolão Filho (Solidariedade), a ação não resolverá totalmente a demanda, mas ajudará a diminuir a espera.

Documentação necessária
Para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), é preciso apresentar:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e em bom estado);

  • Foto 3×4 com fundo branco.

Quem já solicitou a primeira via da CIN e perdeu o documento deve levar também o comprovante de pagamento da taxa. Pessoas em situação de vulnerabilidade social têm direito à isenção, desde que apresentem declaração do CRAS ou outro serviço social.

Nova Carteira de Identidade Nacional: formato digital, validade e mais segurança

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) agora está disponível tanto no formato físico (papel e cartão) quanto no digital, com o mesmo valor legal. A versão digital pode ser acessada pelo aplicativo Gov.br em smartphones e tablets. Um dos principais avanços é a adoção do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação em todo o país, evitando que uma mesma pessoa tenha múltiplos registros em diferentes estados.

Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão, destaca que o novo padrão torna o documento mais seguro e confiável. “Acabamos com os 27 números diferentes que uma pessoa podia ter no RG. Além disso, a CIN facilita o acesso a serviços públicos e benefícios sociais, reduzindo fraudes e simplificando processos”, explica.

Entre as novidades está o QR Code na versão digital, que permite verificar a autenticidade do documento. Outra funcionalidade é a possibilidade de incluir, de forma opcional, dados de outros documentos, como CNH, Cartão Nacional de Saúde, título de eleitor, certificado de reservista e número do PIS/PASEP.

Validade diferenciada por idade
A validade da CIN varia conforme a faixa etária:

  • Crianças até 12 anos incompletos: 5 anos (para atualização da biometria).

  • Pessoas entre 12 e 60 anos incompletos: 10 anos.

  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

Em caso de mudança de dados, roubo ou perda, é necessário atualizar o documento ou registrar um boletim de ocorrência para solicitar a segunda via.

A nova CIN representa um avanço na identificação civil, unificando informações e ampliando a segurança para os cidadãos.

error: Content is protected !!
Rolar para cima