(AngloGold Ashanti / Reprodução)
A mineradora AngloGold Ashanti suspendeu a produção na mina Córrego do Sítio (CDS), em Santa Bárbara, na região Central de Minas. O motivo, segundo a empresa, são os consecutivos “resultados operacionais negativos e alto custo crescente ao longo dos últimos anos”. O número de trabalhadores demitidos não foi informado.
“Mesmo após diversos estudos de alternativas, não houve cenário viável para a continuidade da operação neste momento”, afirmou a empresa. Apesar da paralisação, a mineradora afirma que o processo de suspensão é temporário e será reavaliado ao longo dos próximos anos.
No local, apenas a produção será paralisada. As atividades essenciais de monitoramento de segurança e controle ambiental serão mantidos. O projeto de descaracterização da Barragem de CDS II também permanecerá até a finalização completa.
Sobre os desligamentos, afirma que alguns funcionários foram realocados de forma interna, mas que no final do processo parte dos empregados tiveram o contrato de trabalho encerrado.
“A empresa entende que desligamentos são sempre a última alternativa, por isso, realizou análise de todas as possibilidades de reestruturação e reaproveitamento interno de profissionais”.
No Brasil, além do complexo em Santa Bárbara, a companhia tem operações em Sabará, Caeté e Nova Lima, na Grande BH.