Apesar do resultado positivo no acumulado do ano, varejo ampliado enfrentou resultados negativos nos segmentos de veículos e peças de material de construção

O comércio em Minas fechou 2023 com dados positivos. De acordo com o Boletim Econômico divulgado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) nesta quarta-feira (7), os resultados foram motivados pelo crescimento nas vendas de alguns setores, como o de perfumaria e cosméticos, que teve a maior alta: 19,3%.
O de alimentos e bebidas vem em seguida, com 15,8% no ano passado. O levantamento, feito a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o varejo restrito em Minas cresceu 3,2%, resultado superior ao do país, que foi de 1,7%. Já o varejo ampliado alcançou 2,6% no acumulado de janeiro a dezembro, em linha com a média nacional (2,4%). Na contramão, combustíveis e lubrificantes recuaram 17,4%.
“O resultado em Minas Gerais foi muito positivo, disseminado em quase todos os segmentos, muitos crescendo bastante. A queda na venda de combustíveis pode ser notada em todo o Brasil devido à variação dos preços relativos”, analisa o economista-chefe do BDMG, Izak Carlos da Silva.
Resultados negativos
O balanço também mostra que o varejo ampliado enfrentou resultados negativos em 2023 em Minas nos segmentos de veículos e peças de material de construção.
“É um segmento que depende muito do crédito, que foi muito caro ao longo do ano. Observamos uma recuperação no segundo semestre, com a redução do ciclo da taxa básica de juros, mas que não foi suficiente para melhorar o desempenho no ano”, Izak Silva.