Foragido da Justiça a 13 anos, é preso pela polícia militar

Publicado por walisson silva

Em  21/10/2021 as 15:13 54

 

Alvo do programa do Procura-se 2021, Dionathan da Cruz Silva foi preso nessa quarta-feira (20.10), durante ação conjunta entre a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (GAECO), Regional de Ipatinga,  A ação, coordenada pela 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM), contou também com a participação do Serviço de Inteligência do 11º Batalhão e da 15ª Companhia Independente, pertencentes à 8ª Região de Polícia Militar (8ª RPM), com sede em Governador Valadares. Foragido da justiça há mais de 13 anos, o criminoso tem mais de 14 mandados de prisão por homicídio, crimes contra a vida e tráfico de drogas.
Dionathan foi preso no município de Aimorés, na localidade conhecida como Córrego Aventureiro. O criminoso tentou fugir da abordagem policial levando uma mochila que continha duas armas de fogo, três carregadores de cal.380 e dois 9 mm, munição, mais de R$ 4 mil em dinheiro e uma nota promissória no valor de R$ 10 mil. Os policiais militares apreenderam também uma motocicleta, utilizada no momento da tentativa de fuga.
É importante salientar que Dionathan estava envolvido em crimes na cidade de Mutum e cidades próximas. Em uma ação estratégica da 12ª RPM junto à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), ele foi incluído no programa “Procura-se”, figurando assim entre os 21 indivíduos mais procurados do Estado de Minas Gerais. A sua prisão foi de extrema relevância para segurança pública no âmbito estadual.
Procura-se
A quarta edição do programa Procura-se, lançada no fim de abril deste ano, inclui 21 alvos considerados prioritários para o sistema de Segurança Pública de Minas. A iniciativa busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências por meio de denúncias ao 181 Disque Denúncia.
O Procura-se é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e tem a parceria da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Ministério Público do Estado.
Os procurados desta edição foram escolhidos por todas as instituições considerando a prática reiterada de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Parte dos indivíduos listados também possui relação com explosões de caixas eletrônicos no Estado e assaltos armados a bancos – prática denominada “Novo Cangaço”. Além da prisão, a divulgação dos alvos traz o benefício de inibir a circulação desses criminosos.
181 Disque Denúncia
Ao ligar gratuitamente para o 181 Disque Denúncia para dar informações sobre um dos procurados, o cidadão tem seu sigilo e anonimato garantidos. Ele poderá fornecer detalhes sobre onde atuam, veículos que utilizam, quem são seus comparsas, quais são seus horários, onde foram vistos ou qualquer detalhe que possa contribuir com o trabalho das forças de segurança.
Vale ressaltar que em 13 anos de atuação, o Disque Denúncia, com a ajuda da população, já contribuiu com a prisão e a apreensão de aproximadamente 250 mil pessoas, com a apreensão de cerca de 20 toneladas de drogas e com a retirada de circulação de quase 28 mil armas de fogo.